domingo, 4 de outubro de 2015

A DANÇA do DRAGÃO 

Em ocasiões de bom augúrio, incluindo o ano novo chinês, abertura das lojas e residências, os festivais incluem frequentemente dança com fantoches de dragão. Estes fantoches são feitos "sob medida" de pano e madeira e manipulados por uma equipe de pessoas. Elas carregam o dragão com varas no centro de atração e executam movimentos coreografados ao acompanhamento de tambor e música. Os dançarinos levantam, mergulham, empurram, e movem a cabeça, que pode conter as características animadas controladas por um dançarino e às vezes é equipada para soltar o fumo dos dispositivos pirotécnicos . Os movimentos tradicionais no espetáculo simbolizam papeis históricos dos dragões que demonstram o poder e a dignidade. A dança do dragão é um destaque das celebrações Ano Novo Chinês espalhado pelo mundo inteiro em bairros chineses.

Acredita-se que os dragões trazem boa sorte as pessoas, que é refletida em suas qualidades que incluem o poder, a dignidade, a fertilidade, a sabedoria e o bom augúrio . A aparência de um dragão é assustadora e audaciosa mas tem uma disposição benevolente, e se transformou algumas vezes então num emblema para representar a autoridade imperial.
A DANÇA do LEÃO

Dança do leão é uma forma de dança tradicional na cultura chinesa, na qual os participantes imitam os movimentos de um leão usando uma fantasia do animal.

O traje de leão pode ser manejado por um único dançarino, que salta e movimenta energicamente a cabeça, as mandíbulas e olhos da fantasia, ou por um par de dançarinos, que constituem as pernas dianteiras e traseiras do animal. O uso do par de dançarinos é visto em exibições de acrobatas chineses, com os dois dançarinos agindo em conjunto para movimentar o animal entre plataformas de várias alturas. A dança é tradicionalmente acompanhada por gongos, tambores e fogos-de-artifício, representando uma chuva de boa sorte.



HONG KONG ou TAMÃO

Hong Kong Português ou Tamão é um regime estabelecido pelo Império Português em 1514-1521. O primeiro visitante europeu de que há registo foi o português Jorge Álvares. Jorge Álvares estabeleceu um porto de comércio em Hong Kong em 1514. A colónia foi mais tarde reocupada pela Dinastia Ming, após oito anos, quando a marinha portuguesa foi derrotada na Batalha de Tamão.
Jorge Álvares, em Tamão, terá levantado o primeiro Padrão Português na China; junto a esse Padrão sepultou em 1514 o seu filho. A 8 de Julho de 1521, o seu próprio corpo foi ali reunir-se às cinzas desse jovem, falecido seis anos antes do pai.

ESTÁTUA de JORGE ÁLVARES e PADRÃO HENRIQUINO em MACAU
Na Praia Grande, frente ao antigo Tribunal, estão dois monumentos que, não obstante a localização privilegiada e o seu valor simbólico, não têm qualquer tipo de placa que os identifique. Refiro-me à Praça de Jorge Álvares, com a estátua do navegador português e, logo ao lado, o padrão henriquino com a cruz de Cristo no topo...
Jorge Álvares foi um dos portugueses que, de Malaca, se dirigiram à China, sendo o primeiro a chegar ali por via marítima, em 1513, a mando do governador de Malaca, Jorge de Albuquerque...

Sem comentários:

Enviar um comentário