quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Somos iguais por dentro

     Num dia de sol, Kumiko e Yuan levantaram-se bem cedo. A Kumiko disse ao sei irmão:
     - Yuan, se as pessoas do Japão não nos aceitarem como as outras? Iremos ser tratados de maneira diferente? Viemos da China e temos os nossos hábitos, gastronomia, tradições, língua, escrita, educação diferentes... - disse Kumiko preocupada.
     Pois é! Nem tinham pensado ainda nisso! E agora? Olha, esquece o que as outras pessoas pensam. Vamos para a escola mana, porque está na hora.
     Assim o fizeram os dois irmãos. Tocou a campainha para irem para a aula e eles entraram. Todos os colegas olharam para os dois meninos de lado por serem diferentes por fora. No entanto, eles eram iguais por dentro. Todos temos sangue vermelho, sentimentos, coração,... 
     Quando tocou para o último intervalo, eles foram-se sentar num banco. Passado alguns minutos, dois meninos japoneses, Haku e Harumi foram ter com eles. A Harumi disse:
     -Olá! Já vi que são novos aqui! - disse ela simpaticamente.
     O Haku acrescentou:
     - Olá! Já reparei que são irmãos e por acaso até são da nossa turma. Podem-nos falar um pouco de vocês? Por exemplo, de onde vieram...São chineses, certo? Nós somos japoneses! Devemos ter maneiras diferentes de pensar e de agir...
     Então os dois irmãos, Kumiko e Yuan, muito tímidos e sem saberem o que haviam de dizer, começaram por se apresentar. Como já devem ter reparado, somos irmãos. Nós lá na China temos hábitos e costumes diferentes dos vossos. Mas vamos começar por vos falar da comida que faz parte dos nossos hábitos alimentares... Por exemplo: comemos carne de cachorro, de cobra, de gafanhoto, barbatanas de tubarão, etc. As nossas tradições são muito interessantes e divertidas! Festejamos a entrada do novo Ano Chinês, participamos no Festival das Lanternas (que serve para comemorar com luz e cor o respeito a Buda), no Festival do Dragão, entre outros.
     Haku e Harumi disseram entusiasmados:
     - Que girooo!!! As tradições lá devem ser tão lindas e são totalmente diferentes das de cá.
     Então, Kumiko e Yuan em silêncio, sorrindo um para o outro, ficaram à espera que os dois irmão começassem a falar. Eles disseram:
     - Bem, nós cá costumamos comer sushi, peixe ou carne crua, carne frita em espeto, arroz, sopa de pasta de soja (conhecida pelo nome de Missoshiru), entre outros petiscos... As nossas tradições são: o fogo das boas vidas, oferecer comida, bebidas e doces, o festival O-Shogatsu, no primeiro dia do ano temos por hábito limpar a casa, antes da primavera costumamos atirar feijões pelas janelas para atrair boas energias, etc...
     - Muito interessante!!! Ainda bem que viemos para cá! Isto aqui é tão diferente! Kumiko e Yuan disseram:
     - Sabiam que durante a Segunda Guerra Mundial deu-se o Holocausto? Mataram mais de 6 milhões de judeus...
     Haku e Harumi disseram:
     - Que horror!!! Mataram tantas pessoas inocentes...
     Mais tarde, depois desta conversa, muito contentes por terem aprendido novos conhecimentos, os irmãos, Haku e Harumi, disseram em coro:
     - Somos iguais por dentro, diferentes por fora! No fim disto tudo, o quatro meninos foram para casa muito satisfeitos. KumiKo e Yuan chegaram a casa e contaram como tinha corrido o primeiro dia na sua nova escola e dos amigos que tinham arranjado.
Composição elaborada pela aluna nº 5, Débora Fialho, 6ºD


Sem comentários:

Enviar um comentário