São personagens criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 Estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou). São pequenas criaturas azuis, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia de cogumelos escondida no meio de uma vasta floresta.
O nome de Drunfos é dado a uma droga hipnótica com efeito sedativo em homenagem aos cogumelos onde os Estrumpfes vivem.
São governados pelo sábio "Grande Estrumpfe", que tem um barrete vermelho, em vez do popular barrete branco dos outros smurfs.
As únicas personagens femininas são a loira Estrumpfina (Smurfette), a menina Sassete, a ex danadinha Vexy e a Vovó Smurf. Outros personagens marcantes são Gênio, o smurf dos óculos, um tipo irritante armado em sabe-tudo e o smurf Resmungão , tão mal-humorado e pessimista que chega a ser tremendamente cómico, sempre repetindo "Eu odeio..." sobre qualquer assunto.
Nos arredores da aldeia dos smurfs, vive o feiticeiro e alquimista Gargamel e seu gato Cruel. O feiticeiro persegue os smurfs. Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário