Escrita Criativa
Histórias da turma 5ºC
Maria e os seus livros
Maria era uma menina de dez anos, que gostava imenso de ler. No seu quarto existiam muitos livros, com capas de várias cores, formatos e ilustrações, que davam ao seu cantinho um ar simpático e alegre.
Quando se refugiava no seu cantinho, falava com os seus bonecos sobre as histórias que lia e eles escutavam-na com muita atenção e admiração.
Certo dia, Maria sentou- se no chão, de pernas cruzadas, de frente para o seu computador. Pegou no seu caderno de rascunhos e resolveu escrever no computador uma história muito bela, que ela própria tinha escrito para crianças. Maria publicou a sua história na internet e foi um grande sucesso!
Todos os leitores deixaram mensagens a elogiar a sua história, que falava de príncipes e de princesas, passada num reino muito distante...
História escrita pela aluna Maria Inês Laureante
Os brinquedos
Certo dia Mariana estava a fazer o TPC, quando de repente ouviu chamar por ela. Quando olhou para trás, ela viu um dos seus brinquedos a falar. Um pouco assustada, disse-lhe:
- Olá brinquedo! Tu falas?
E o brinquedo zangado, respondeu-lhe:
- Não gosto que me chamem brinquedo! Gosto que me chamem Britânico!
- Peço desculpa! - disse ela.
Logo de seguida, os outros brinquedos, todos aos mesmo tempo disseram:
- Olá Mariana! Queres brincar connosco?
Ela muito feliz, disse-lhes:
- Sim, quero! Já sei a que vamos brincar. Vamos brincar às histórias.
Então brincaram todos às histórias, imitando o Capuchinho Vermelho, o Gato das Botas, o Grilo Falante e todos os animais das histórias infantis. E assim misturaram várias personagens das histórias e brincaram muito durante o resto da tarde.
História escrita pela aluna Maria Inês Figueiras
Catarina
Era uma vez uma menina chamada Catarina, que adorava ler. Todos os dias depois da escola ia para a biblioteca, que ficava perto da sua casa. Ela lia todo o tipo de livros, tais como: bandas desenhadas, contos de fadas, revistas, livros temáticos...
Um dia, Catarina foi para a biblioteca e começou a ler um livro novo, chamado «Histórias Mágicas». Quando ela o começou a ler, adorou a história e então todos os dias lia mais um bocadinho desse livro. Catarina já estava quase a meio do livro quando viu que um desenho da história se tornava real, com vida própria. Foi aí que por magia as personagens começaram a sair do livro. Ela ficou tão espantada, pois era muito estranho saírem bonecas, bonecos, gatos, ratinhos e fadas dos livros...
Catarina aproveitou e fez logo novos amigos. Começou por brincar com eles, pois tinham vida. Eles viviam naquele livro há muito tempo e adoravam brincar com crianças, mas já não o faziam há anos, até que descobriram Catarina e a partir desse dia ela passou a ser a sua melhor amiga.
História escrita pela aluna Inês Oliveira